Feng Shui



Quase tudo que é exótico me atrai...acho que numa vida passada eu vivi num outro país, oriental talvez, porque este universo realmente me provoca muita curiosidade. Meus olhos puxados são de descendência indígena, mas se eu não soubesse disso diria que é um resquício de mutação da minha vida no oriente para o ocidente..uma loucura isso..hehe

O Feng Shui é um desses "universos" que me causa muito interesse. Finalmente neste ano eu fiz um curso...básico, mas que me deu uma base muito boa para iniciar meus estudos e num futuro próximo inserir no meu trabalho, na minha vida e na vida das pessoas. Há quem não acredite. Mas eu acredito, pratico e confiro os resultados.

Uma das coisas que eu aprendi é que essa arte milenar chinesa é muito mais complexa do que lemos nas revistas de decoração e exotéricas. Não se resume a aplicar o ba-guá (figura octógona que representa as áreas de interesse da nossa vida) na planta da casa e lhe atribuir os elementos, cores, formas... é uma análise minunciosa, que envolve os pontos cardeais, o equilíbrio dos 5 elementos - água, terra, fogo, madeira e metal - e principalmente uma sensibilidade para perceber as energias que circulam nos ambientes. 

Por isso faço Yoga. O que tem a ver? Tudo e muito mais. A começar pela energia vital, que no Feng Shui chama-se ch'i e no Yoga chamamos Kundalini, mas quer dizer a mesma coisa. É a energia vital que circula pelo nosso corpo ou pelo ambiente, que deve ser dispertada de forma positiva.

Feng Shui é uma técnica chinesa de milhares de anos para a harmonização de ambientes. Trabalha a relação entre as pessoas e os espaços em que vivem ou trabalham. Tem como base os conceitos de Tao,  Yin e Yang, energia Ch'i e os 5 elementos associados a outros elementos do I Ching, astrologia chinesa, cores, relevos, climas e formas. É Holismo total!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário