domingo, 8 de maio de 2011

Gestação - Primeiro trimestre


Quando descobri a gravidez estava com 06 semanas de gestação. Era dia 17 de Janeiro de 2011, o mesmo em que comecei no novo emprego. Este dia ficou marcado como o início de uma nova vida, novos planos e sonhos.

Era hora então de proviedanciar exames, obstetra, começar a cuidar da alimentação, essas coisas... Umas amigas de Lucas que já eram mães me indicaram a GO(Ginecologista Obstetra) que acompanhou a gestação e fez o parto delas, Dra. Vera Lobo. E foi com ela que marquei a primeira consulta do pré-natal. E comecei a me alimentar melhor, comer mais frutas e verduras, menos bobagens, que já não comia mesmo, nada de cerveja nem cachorro-quente! Lucas ficou até meio paranóico. Para descer a escada ele me segurava - “cuidado, Pinho!” - mas não tiro a razão de seus cuidados. Os primeiros 3 meses são mais delicados mesmo. Até o Yoga tive que dar um tempo.

Uma coisa que descobri foi que as cólicas são muito comuns na gravidez, e eu senti muitas. Fracas, mas constantes. Faz parte do processo de desenvolvimento e implantação da placenta no útero. Aliás, descobri muito mais do que pensava que sabia sobre estar grávida.

Assim que soube que estava a gerar um filho, comecei a pesquisar na internet sobre este fato novo. Logo me cadastrei num site chamado Baby Center. Excelente, pois explica muitos mitos e verdades sobre a gravidez e informa semanalmente tudo que está acontecendo com o bebê e o nosso corpo. Incrível era que tudo que eu lia sobre o que poderia sentir, eu sentia: enjôos, dores lombares, sensação de moleza no corpo, coceiras(!!), dor de cabeça...nosssa!!

Comecei a padecer no paraíso. A felicidade de ser mãe vinha acompanhada de muitos desconfortos. O que confortava era saber que depois de 3 meses tudo, ou quase, passaria.

Mas até que não sofri muito. Meus enjôos eram matinais, sempre que levantava de manha eu vomitava. Não enjoei de quase nada, mas não podia sentir um cheiro de muqueca, dendê, camarão... acho que foi trauma da viagem. Meu organismo agora estava trabalhando mais e por isso eu necessitava de mais nutrientes. Passei a comer melhor e mais vezes por dia. Não dava pra ficar de estômago vazio pois logo baixava a pressão e o enjôo voltava.

O sono também ficou mais intenso. Mas trabalhando o dia todo ficou impossível tirar aquela soneca depois do almoço. Vontade não faltou mesmo! Descontava tudo no fim de semana. Pense numa pessoa anti-social... não queria mais sair de casa, ir a eventos, nada. Só ficar prostrada no sofá. Levantar para ir ao banheiro era uma saga, pois doía tudo! Ah mais estava tão feliz!!!

Logo as calças jeans começaram a incomodar na barriga, e eu tinha a sensação de que estava sufocando meu bebê. Até então ninguém no meu trabalho sabia, somente uma colega, e quando eu sentava em minha cadeira abria o botão da calça pra me sentir mais aliviada.

Dia 17 de Fevereiro, quando estava com 11 semanas fiz a primeira ultrassonografia, vi meu bebê pela primeira vez. “Já dá pra ver que é só um, doutora?” foi o que perguntei na hora, pois se fossem gêmeos confesso que ia adorar também! Nesta ultra já pude fazer a Transluscência Nucal, um exame que detecta a possibilidade de alguma malformação ou alteração cromossômica. Graças a Deus estava tudo bem. É tão bom ouvir isso do médico. “está tudo perfeito!”.

No dia 18 de Fevereio, aniversário de minha Yozita, fui para a primeira consulta com a GO. Lucas foi junto. Eu, marinheira de primeira viagem, achei que faria outra ultrassonografia, na anterior Lucas não foi e eu queria que ele visse também. Mas que nada. Foi um exame físico. Ela observou minha abertura pélvica, mamas, peso, pressão...tudo normal.

Perguntou se já tínhamos o nome. Maria Rosa ou Francisco. Ela adorou Francisco, por causa de Chico Buarque, e notou que Lucas tem os traços dele. Não tínhamos preferências quanto ao sexo, embora eu sempre tive vontade de ter um menino. Mas fosse Rosinha ou Chico, a felicidade seria igualmente plena. Nosso desejo mesmo, como de qualquer pai ou mãe, era pela boa saúde do nosso pequeno ser.

Os médicos contam a gestação em semanas a partir da última menstruação, e nós gestantes, acabamos contando assim também. Mas quando as pessoas perguntam “Está com quantos meses?” aí eu fico um pouco confusa. Como meu último ciclo foi 03 de Dezembro de 2010, imagino que o período fértil tenha sido entre 15 e 18 de Dezembro, então tomei estas datas como base. Desta forma, em 18 de Março de 2011 completava 03 meses. Foi neste dia a segunda consulta com a GO. Foi-se então o primeiro trimestre, e com ele os enjôos também foram se despedindo.

Neste período conseguimos a reformar a fachada de casa e finalmente colocar o portão da nossa entrada independente.  Houve o carnaval também. Fomos pra Mar Grande... de carro. Na volta pegamos uma fila que durou 5 horas. Foi super cansativo pra mim. Mas o feriado foi bom, pude ir à praia tomar um sol, caminhar um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário