segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mandalas

A palavra Mandala em sânscrito (uma das línguas da Índia), significa "círculo", e no budismo tântrico tibetano representa a totalidade, um diagrama cósmico capaz de mostrar nossa relação com o infinito, com o mundo que se extende além dos nossos corpos e nossas mentes. É muito mais do que uma imagem, podendo ser utilizada para explorar a arte,a  ciência,a  religião e a própria vida. A Mandala está presente em diversas culturas e religiões, representada das mais difersas formas e serviu de inspiração para a construção de templos e moradias pelas culturas antigas.  Assim, a mandala representa para o homem o seu abrigo interior onde se permite um reencontro com Deus.

Da mesma forma que toda a estrutura da Mandala está criada para atrair a atenção ao seu ponto central, colorir uma mandala aproxima as pessoas ao seu próprio centro, harmonizando o corpo,a  alma e o espírito, trazendo confiança, paz e serenidade.

Assim eu tive a ideia de colorir Mandalas. A Mandala acima foi pintada por mim. É uma sensação muito boa, lidar com as cores, o movimento e ver o resultado final, o efeito que causa. Já pintei diversas, esta é uma das ultimas. Mas quando começo não consigo parar. Pintar é sempre uma terapia; pintar uma Mandala é um exercício de conexão com o eu interior e um ótimo exercício de paciência. Recomendo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário